segunda-feira, 14 de maio de 2012

Esfiha




Faço esfiha sempre em casa, até desenvolvi um jeitão pra facilitar a montagem das ditas-cujas.
Se você seguir as imagens do passo-a-passo, não tem pra ninguém.

Eu começo pela massa, dissolvendo 1 tablete (15g) de fermento para pão em 1 colher (sopa - rasa) de açúcar formando um creminho.
Então, junto 1 copo de água morna e 1 copo de leite morno (Não deixe aquecer demais. Eu costumo colocar um dedo dentro do copo para sentir a temperatura...)
Também misturo 1 colher (sopa-rasa) de sal, 1/2 copo de óleo e trigo até a massa soltar das mãos. Geralmente uso 500g de trigo ou um pouco mais.
Modelo bolinhas e acomodo numa assadeira untada com óleo. Para bolinhas do tamanho de ping-pong, esta receita rende ao menos 30 esfihas. (Se quiser mais, diminua o tamanho das bolinhas. Essa massa é bem elástica, então qualquer tamanho dá certo.)
Cubro com um plástico e reservo.
Enquanto descansam, preparo o recheio misturando 2 tomates picadinhos (veja AQUI como picar sem estresse), 200g de carne moída crua, suco de 1/2 limão, 1 colheres de óleo (azeite não), hortelã picadinha, 1/2 cebola e um pouco de sal e pimenta-do-reino.
Para a montagem, com as mãos abro cada bolinha num prato untado com óleo e tenho o cuidado de não sujar o interior da massa. Coloco uma colherada de recheio e fecho como nas fotos abaixo.

Dica: Tente grudar as esfihas pela massa da parte superior, onde não há óleo, senão não fechará jamais!
Regue com óleo e leve ao forno até dourarem.


Vai um pedacinho???

Nenhum comentário:

Postar um comentário