segunda-feira, 14 de maio de 2012

Escondidinho de Carne Seca


Escondidinho é um prato bastante popular, feito tradicionalmente com mandioca e carne seca. Mas há hoje em dia diversas variações, com recheios de bacalhau, frango, camarão, queijos, linguiça... e massa de batata, ao invés da de mandioca.
Preparar um escondidinho é moleza, todo mundo sabe... Pelo menos, arrisca.
Já tinha feito um em casa, mas nem publiquei porque foi um fiasco! A massa de mandioca ficou puxa-puxa, 'incomível'!
Depois de estudar   o caso, descobri os truques para que este prato ficasse leve, fofo e saboroso.
Repeti a dose, testei de novo e, agora sim, passo para vocês...


Recheio: Na véspera da preparação, cortei 1kg de carne seca de excelente qualidade . Deixei de molho em água limpa, trocando-a de tempos em tempos. Fiz isso por 5 vezes, até que o sal saísse completamente e a água ficasse 'doce'.
No dia seguinte, coloquei a carne numa panela de pressão, cobri com água limpa e deixei cozinhar por 30 minutos. Abri a panela, escorri a carne e desfiei bem, desprezando todos as nervuras (mas havia quase nada!)
Em outra panela, coloquei 2 colheres de azeite, 1 colher de margarina, 1/2 cebola ralada e 2 dentes de alho picadinhos. Refoguei bem, acrescentei 1 tomate sem pele picadinho e toda a carne desfiada. Temperei com pimenta do reino e adicionei bastante  cheiro-verde picado. Reservei.

Purê: Enquanto isso, cozinhei 1kg de mandioca limpa e fresquinha somente em água abundante numa panela funda. Assim que ficou bem macia, retirei os fiapos do meio e espremi a mandioca com um garfo, enquanto quente. Não bata no liquidificador ou processador, senão vira uma gororoba que ninguém merece!  Nem use espremedor de batata, ficará difícil devido às fibras. Use um garfo mesmo. Dá certíssimo!
Numa panela, levei 2 colheres de margarina, a massa de mandioca, 1 copo de leite e uma pitadinha de sal. Mexi até ficar homogêneo. Se necessário, pode colocar mais 1/2 copo de leite. Cuidado com o sal!

Montagem: Numa travessa refratária, coloquei metade do purê, toda a carne seca, 1 vidro de requeijão cremoso, fatias de queijo coalho (poderia ser outro tipo) e cobri com o restante do purê.
Salpiquei queijo parmesão por cima e levei ao forno por 35 minutos, ou até que borbulhasse e dourasse.


Sendo um prato único, para acompanhar somente uma salada de folhas e, se gostar, um arroz branco fecha a conta.
Desta vez preparei tudo no sábado e apenas levei ao forno no domingo, o que facilita a vida da cozinheira!
Certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário